terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Alimentos que você comemas não sabe que são venenosos



alimentos
Não é só os cogumelos que são venenosos. Existem outros alimentos que você come e nem sabia que pode te matar. Nós selecionamos alguns deles e vamos te mostrar tudo nesse post. Mas não fique com medo, nem entre em pânico! A maioria só faz mal se for preparada de um jeito errado ou se você comer em quantidades estratosféricas.
Cogumelos

“Loco, loco, locomélo “Mutcho” loco, locomélo, Cogumelos azuis” Todo mundo sabe que alguns tipos de cogumelos deixam você “lokão” e que em alguns casos pode até alterar sua personalidade, ou dependendo da quantidade consumida, você pode viver o que chamam de “brisa eterna”. Mas tem muitos cogumelos inofensivos e que podem ser comidos sem problemas, como o shitake, por exemplo! Porém o perigo está justamente na hora de diferenciar os cogumelos comestíveis dos venenosos. Apesar de existirem diversas maneiras de identificar se um cogumelo é venenoso ou não, elas não são infalíveis e todos os cogumelos de origem desconhecida são perigosos.

Noz Moscada

Até hoje foram apenas dois casos registrados de morte por noz moscada, um em 1908 e outro em 2001. Para a noz moscada causar morte é necessário comer uma dessas igual a da imagem inteira, e só assim que a substância alucinógena que ela contém pode te matar. Se você ingerir quantidades menores desta especiaria, você vai ter alguns efeitos colaterais bem sérios. Por exemplo, se você consumir 10 gramas de noz moscada você vai ter alucinações e com 2 gramas  pode te causar sensações parecidas com a de consumo de anfetaminas, levando a náusea, febre e dores de cabeça.
Amêndoas 

O problema está nas amêndoas amargas, apesar de bem conhecida e muito consumida no mundo todo por seu sabor peculiar, ela possui um componente nada saudável. Elas são cheias de cianeto(antigamente chamado de cianureto). A mesma substância letal usada pelos assassinos em romances da Agatha Christie. Para serem consumidas as amêndoas amargas, passam por um processo de remoção do veneno. E alguns países, como a Nova Zelândia, por exemplo, elas não são comercializadas.
Cerejas

A mais disputada em festa de aniversário, a cereja do bolo, assim como as amêndoas amargas, também possuem cianeto de hidrogênio. Quando você mastiga ou esmaga as sementes da cereja é o veneno é liberado. Porém muitas cerejas em caldas, aquelas vendidas em supermercado são feitas de Chuchu(se você não sabia, nós vamos explicar isso em outro post)
Mandioca

A mandioca/aipim/macaxeira é bem consumida em todo o país, principalmente no nordeste. Por isso é estranho e assustador esse alimento conter substâncias tóxicas. Suas raízes e folhas, quando mal processadas liberam cianeto de hidrogênio, o mesmo veneno das amêndoas amargas e da cereja. Para evitar o envenenamento por este alimento, existem diversas maneiras: desde cozinhar a fermentar a mandioca. Sem o devido preparo, ela pode causar intoxicação aguda, levando a vertigem, vômitos e, em alguns casos, à morte dentro de uma ou duas horas.
Maçã

Assim como a mandioca/aipim/macaxeira, as cerejas e as amêndoas amargas, as sementes da maçã também contém cianeto, mas em quantidades muito menores. Para te fazer mal você tem que mastigar e ingerir uma quantidade exorbitante de sementes de maçã, porém isso pode acontecer, uma vez que existe louco para tudo nesse mundo. E pensar que o  medo era comer aquela maçã que fica preta depois de cortada.
Tomate

Se para você a maior surpresa foi descobrir que tomate não era um legume e sim uma fruta, está na hora de você se surpreender de novo! Os caules e as folhas do tomate contêm glicoalcalóides, que causam extremo nervosismo e transtornos gastrointestinais se ingeridos em qualquer quantidade. Essas partes não usadas na saladas, mas são muito úteis para realçar o sabor na hora de cozinhar. Se forem removidos antes do consumo, não há chance do veneno escapar em quantidade suficiente para causar problemas.
Batata

A batata comum, assim como os tomates, contém quantidades consideráveis de glicoalcalóides nas suas folhas. O veneno causa fraqueza, confusão e pode levar ao coma e à morte. Mas, fique tranquilo, ninguém come essa parte das batatas. O problema é que o veneno  ás vezes pode atingir a própria batata. Porém se isso acontecer há uma maneira fácil de identificar qual é a batata assassina: altas concentrações de glicoalcalóide deixam as batatas esverdeadas.

0 comentários:

Postar um comentário