sexta-feira, 4 de abril de 2014

Desperdício: 10 bons filmes que foram arruinados por péssimos trailers

Veja alguns longas que, na tentativa de vender mais ingressos, acabaram deixando que o marketing arruinasse suas histórias
Alguns trailers cinematográficos podem ser ligeiramente enganadores. Todos já passamos pela situação de ver algum trailer que nos deixou empolgados para assistir a determinado filme que, no fim das contas, não foi nada além de uma grande decepção. No entanto, é sempre bom ter em mente que a situação oposta é tão real quanto a anterior.
Felizmente, se um longa é bom o bastante, fica difícil conseguirem estragá-lo muito nos trailers, já que simplesmente mostrar cenas de como ele será já são um ótimo começo. Ainda assim, houveram algumas ocasiões em que os responsáveis pelo marketing pareciam ter se esforçado para que os trailers não fizessem jus às obras que apresentavam. A seguir, apresentamos 10 bons filmes que tiveram trailers péssimos.

1 – “Ponte para Terabítia”

Este filme possui uma nota de 84% de votos positivos no site de avaliação Rotten Tomatoes, mas você provavelmente não daria uma chance para ele baseado no trailer, que faz com que o longa pareça uma imitação barata de Narnia. Abarrotado com todas as cenas em computação gráfica da obra, o vídeo não explica as motivações por trás da história, limitando-se ao batido “crianças entrando em uma floresta mágica”.
Quem não conhecia o material no qual “Ponte para Terabítia” se baseou certamente ficou sem saber que o roteiro trata da emocionante história de crianças que usam o mundo da fantasia para escapar de seus problemas na vida real.


2 – “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”

Completando seu aniversário de 10 anos em 2014, esse aclamado filme de Jim Carrey tem um trailer que começa bem, com um bizarro comercial de TV, mas daí em diante a coisa muda completamente de figura. A maior parte do vídeo parece tentar apresentar uma animada comédia com o ator famoso por suas caretas, com muitas cenas envolvendo risadas e trechos que parecem danças animadas.


3 – “Star Wars”

Se estivéssemos assistindo a este trailer em 1977, provavelmente iríamos ao cinema mesmo assim simplesmente por causa dos efeitos das impressionantes espaçonaves e do brilhante combate, ainda que o vídeo se esforce para fazer a obra de George Lucas parecer uma tensa história de horror espacial, com uma música macabra e cenas rápidas mostrando a expressão de terror da Princesa Leia.
Além disso, o timing da narração falando que o longa é a história de um garoto e uma garota, por mostrar uma rápida sucessão de imagens com Leia e Chewbacca, parece tentar vender a ideia de um romance entre o alienígena peludo e a mocinha. Por fim, fãs da franquia vão se divertir com a ideia de que “tudo isso poderia estar acontecendo agora” e com o uso errado do conceito de anos-luz.


4 – “Frozen”

Quem assistiu a esse trailer pode muito bem ter achado que “Frozen” contaria a história do relacionamento entre Olaf, o boneco de neve, e Sven, a rena, já que eles são os únicos personagens do filme a dar as caras. Curiosamente, muito do marketing da animação enfatizava a importância de Olaf. Embora a criaturinha funcione bem no contexto do filme, quando apresentado assim ele parece simplesmente irritante.


5 – “Hellboy”

Muito mais concentrado em John Myers, o protagonista humano da história, este trailer diminui bastante a importância do próprio Hellboy. E o tom frenético do vídeo parece ter sido feito para mostrar o filme como uma imitação fraca de “Homens de Preto” em vez do incomum longa de super-herói em que um monstro que devia nos destruir luta por nós.


6 – “Wall-E”

Embora os trailers norte-americanos mostrem a cativante história como ela é, a versão britânica parece não confiar na capacidade de seu público de entender o interesse desse tipo de filme. O vídeo faz parecer que o longa é uma comédia pastelão sobre um robô estranho e defeituoso, com direito a trilha sonora animada e uma narração simplesmente estranha.


7 – “O Segredo da Cabana”

Muitos trailers a respeito de filmes de terror mais “cabeça” tentam fazer parecer que retratam uma história mais óbvia de horror, do tipo que normalmente vende mais ingressos. É o caso deste vídeo sobre “O Segredo da Cabana”, que faz bem ao tentar não mostrar muito da principal surpresa do longa, mas acaba exagerando nisso. Ao mostrá-la como uma história de horror com todos os clichês presentes, o vídeo faz a história parecer tediosa.


8 – “Garota Infernal”

Se houvesse um Hall da Fama dos filmes interessantes destruídos por marketing ruim, este estaria entre os destaques. O longa trata da história de como a amizade de duas garotas é destruída quando uma delas se torna um monstro sobrenatural, mas o trailer conseguiu fazer parecer que tudo não passava de um pretexto para vender cenas de sexo de Megan Fox com homens e mulheres.


9 – “John Carter: Entre Dois Mundos”

Essa divertida aventura que bebe na mesma fonte que Star Wars acabou destruída pelo seu trailer, que a fazia simplesmente parecer uma história emo, triste e arrastada — um desperdício que levou esse interessante longa a falhar miseravelmente nas bilheterias mundiais.


10 – “O Segredo do Abismo”

Os críticos amaram o filme de aventura alienígena subaquática de James Cameron, mas esse trailer conseguiu fazê-lo parecer um documentário sobre a natureza. Além disso, a narração parece saída diretamente de um livro de autoajuda.


Bônus: a chamada do ABC Family para “Batman Begins”

Embora não seja um trailer propriamente dito, esse comercial informando a exibição do filme contando a origem do herói sombrio faz um esforço bizarro para transformá-lo em um estranho romance familiar.

E aí, conhece mais filmes que foram arruinados pelo trailer? Deixe sua opinião nos comentários.
Fonte: io9 / Mega Curioso

Um comentário:

  1. Cabin in the woods eh um dos melhores filmes de terror dos ultimos anos, principalmete pela historia um pouco distanciada da maioria dos clichês, justamente o que remete seu trailer, portanto foi sim muito prejudicado pelo trailer e tambem pelos problemas que enfrentou no lançamento.

    ResponderExcluir