sexta-feira, 18 de abril de 2014

O que devo fazer se um cão quiser me atacar?


O melhor amigo do homem pode, em determinadas situações, vir a ser o pior. Sempre dependendo da forma como foi adestrado. Se você educar um cão de guarda para agir como um vira-lata ou vice-e-versa, assim será". É sempre o que fala uma grande amiga veterinária cuja paixão são os cães e que não tem medo de nenhum, por mais bravo que seja. 

Aqui recolhi alguns conselhos que ela dá para lidar com cães em uma possível situação de ataque. 

  • Sempre olhe o cão fixamente nos olhos e não desvie o olhar. Este sinal é entendido por qualquer animal, pois se abaixar o olhar é provável que seja intrepretado como fraqueza. Lembra da seguinte cena na escola: você e outro abobado girando no pátio, um encarando o outro enquanto o resto ficava atiçando "Ih... ih... ih...". Se um dos dois baixasse a guarda e os olhos, "comia mão na orelha". Pois é, com o cão é a memsma coisa. 

  • Se o cão permanecer onde está, o mais prudente é afastar-se lentamente, retrocedendo sem dar as costas nem deixar de olhá-lo fixamente. As vezes o cão sente que seu território foi invadido ou que sua sua prole está sendo ameaçada. A atitude de afastar-se dele o deixará mais tranquilo. 


  • Se o cão começar a te rodear grunhindo, se prepare para um ataque.


  •  Nunca, em hipótese nenhuma, dê as costas ao animal em posição de ataque. 


  • Nunca saia correndo caso sinta-se ameaçado, o cão interpretará como uma debilidade, e lamentavelmente eles são bem mais rápidos. 


  • Se o ataque é de mais de um cão, o melhor é tentar se refugiar em algum lugar seguro, brigar é quase sempre inútil mesmo sendo com um vira-latinha. Não se valha de lugares altos, os cães saltam muito bem. 

  • Se você estiver encurralado, sempre é preferível ficar de costas contra uma parede, para ter que se defender em somente 3 flancos. 


  • Existe um mito de que os cães só atacam quando sentem "cheiro do medo". Na verdade o que faz um cão agir com agressividade diante de alguém é a atitude, a postura, a tensão muscular e a expressão facial. Se ele percebe que o indivíduo está com medo, o animal interpreta isso como se fosse uma ameaça e reage para se defender. Por isso é que cães ferozes não atacam pessoas que reagem normalmente a sua presença. 

4 comentários:

  1. Meu amigo experimenta encarar um cão raivoso nos olhos pra ver oq te acontece. Ele vai entender que vc está o desafiando e não esse monte de balelas que vc disse aí, que se um trouxa acreditar lamentavelmente será atacado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhar nos olhos funciona sim! Mas não adianta olhar um pouco e ficar com medo, pois inicialmente ele tentará te fazer desviar os olhos encarando e grunhindo, e se conseguir, logo depois pode vir o ataque. Se conseguires encará-lo até que ele desvie os olhos, ele passará a respeitá-lo mais do que se tivesse levado uma surra. Já testei isso com diversos cães.

      Excluir
  2. Simples, uma pedra e uma madeira e boa mira, primeira pedrada na cabeça e uma madeirada nas canelas! O único jeito de combater um animal é a distância amigo! Amo Cães mas se vier pra cima de mim acorda com a boca cheia de formiga :D

    ResponderExcluir
  3. Já tive o prazer de matar um pitbul de paulada.Ele avançou e graças a deus eu tinha perto um cabo de enxada.Dei a primeira paulada, a segunda,a terceira e só parei quando cansei.Nunca tive maior prazer na vida,acreditem.

    ResponderExcluir