terça-feira, 1 de abril de 2014

Seu computador vai te deixar cego?


Não senta perto da TV ou você vai ficar cego! Quem nunca ouviu esta frase quando era criança, não é mesmo? Hoje com certeza poucas mães aprovariam seus filhos trabalhando horas e horas na frente de um computador.
A ameaça das mães, que no passado dizia somente a respeito da televisão, hoje é mais real e tem até nome: Síndrome do Túnel do Carpo.
A Síndrome atinge a visão e hoje é mais conhecida como ‘Síndrome da Visão do Computador’.
Estudos recentes mostram que a sua mãe pode saber pouco de tecnologia, mas muito mais do que você imagina sobre o seu bem estar. O excessivo esforço visual, durante o uso do computador, tem sido associado a um risco aumentado de glaucoma.
O sistema visual humano é complexo e surpreendentemente adaptável. A verdade é que nossos olhos são mais felizes quando usados para uma variedade de tarefas. O uso do computador vai contra tudo isso.

  • Sintomas

Após um longo tempo usando o computador, é comum sentir os olhos irritados ou “arranhados”?. Isso porque o uso excessivo da máquina diminui taxa de ‘intermitência’, ou seja: um ser humano pisca de 12 à 15 vezes por minuto, mas os usuários de computador tendem a piscar com muito menos frequência, mais tipicamente cerca de 4 à 5 piscadas por minuto. Por quê?
A explicação dos médicos é a seguinte: quando estamos trabalhando diante do computador, os olhos normalmente saltam ao redor da tela num padrão chamado de ‘sacada’. Piscar interrompe este padrão e reduz a produtividade de alguém que está concentrado em uma tarefa visual intensa, especialmente quando há um prazo para entrega do projeto. Piscar menos pode aumentar a sua produtividade, mas pode se tornar um pedágio para seus olhos. A sensação de secura nos olhos é um sintoma comum de olhos secos. A taxa de intermitência reduzida não espalha de forma eficaz as lágrimas.
É como se você estivesse olhando para uma lâmpada por horas a fio. Sem contar o fato de que as telas de LCD de hoje são quase todas iluminadas com luz fluorescente, que é impiedosa com os olhos, de acordo com os oftalmologistas.

  • Síndrome da visão do computador

Todos esses sintomas geralmente são agrupados sob o mesmo nome: Síndrome da Visão do Computador. Embora a Síndrome do Túnel do Carpo seja uma das doenças do trabalho mais conhecidas, a Síndrome da Visão do Computador é de longe, a mais prevalente, afetando cerca de 150-200 milhões de americanos ou 90% dos usuários de computador que trabalham mais de três horas por dia no computador. Não existem dados similares a estes no Brasil.
Não surpreendentemente, os problemas com a Síndrome da Visão do Computador são classificados pelo OSHA (órgão americano semelhante ao Ministério do Trabalho) como a queixa número 1 na lista de reclamações de doenças relacionadas ao trabalho. O The National Eye Institute anunciou recentemente dados que mostram um aumento de 66% na prevalência de miopia nos 25 anos desde o advento da criação do computador pessoal.
Pelo que parece, sua mãe tem todo o direito de reclamar e de fazer advertências em relação às telas… Mas será que o computador realmente pode te deixar cego? Esta é uma reflexão que você deve fazer.
A boa notícia é que há uma série de maneiras de evitar ou diminuir a tensão ocular durante o uso do computador. Muitos são soluções rápidas ou de baixo custo para tratar certas partes do problema. Por exemplo, reorganizar o local de trabalho, rever a postura correta, o ângulo de visão e a iluminação são medidas que podem ajudar.
Certifique-se de que o computador esteja longe o suficiente para que você possa ver a tela confortavelmente.
Fonte: Imo

0 comentários:

Postar um comentário