segunda-feira, 26 de maio de 2014

8 fatos surpreendentes que podem mudar a sua perspectiva sobre o mundo

Confira algumas pesquisas e descobertas incríveis sobre o ser humano, a biologia e o universo

Todos os dias, nos deparamos com revelações da ciência ou mesmo do cotidiano que são surpreendentes. Entre fatos esclarecedores e outros que nos deixam ainda mais intrigados, o universo nos presenteia com acontecimentos incríveis e constatações inusitadas. Confira alguns abaixo, que foram listados pelo The Huffington Post.

1 – Os continentes são diferentes do que você imagina

Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
O mapa que você está acostumado a ver é mais focado no Ocidente e mostra alguns continentes menores do que eles são realmente. Na verdade, de acordo com o mapa de projeção de Gall-Peters — concebido primeiramente em 1885 por James Gall e depois retomado em 1973, pelo historiador e cartógrafo alemão Arno Peters — a África e a América do Sul são muito maiores do que vistas nos mapas atuais.
Essa projeção é de um tipo cilíndrico e equivalente, ou seja, as retas são perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resulta numa reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato deles. Na figura acima, você pode ver esta representação mais precisa do mundo.

2 – Você não é 1 em 1 milhão

Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Na verdade, você é apenas uma pessoa entre as mais de 7,1 bilhões existentes no mundo atualmente. Neste site, o World o Meters, você pode acompanhar em tempo real quantas pessoas estão nascendo hoje e o total de nascimentos do ano (constantemente atualizado), além das mortes de 2013 e de cada dia, entre outras estatísticas da população mundial.

3 – Existem castelos que são mais baratos do que imóveis de São Paulo e Nova York

Fonte da imagem: Shutterstock
Fonte da imagem: Shutterstock
Sim, essa você até já acompanhou conosco e pôde conferir como os valores do metro quadrado em algumas cidades do mundo, como São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, podem chegar a níveis astronômicos e inviáveis para a maioria dos mortais. Dessa forma, seria muito mais fácil viver em um castelinho nos campos do interior charmoso da França.

4 – 10% de toda a população mundial ainda é analfabeta

Fonte da imagem: Reprodução/NPR
Fonte da imagem: Reprodução/NPR
Segundo uma pesquisa mundial de 2010, alguns países não têm nem 50% de sua população total alfabetizada. É o caso do Afeganistão, que só tem uma taxa de 28% de alfabetizados no total.
O Brasil conta com 90,1% da população alfabetizada, mas ainda precisa de muita melhora no ensino e no governo para alcançar os 99% de países como os Estados Unidos, a Suíça, a Suécia, a Alemanha e a Inglaterra.

5 – Existe todo um ecossistema dentro do seu umbigo

Fonte da imagem: Shutterstock
Fonte da imagem: Shutterstock
Outro fato surpreendente que você pode saber com mais detalhes neste artigo é que existe um ecossistema dentro de nossos umbigos. Um estudo da Universidade da Carolina do Norte, divulgado em 2012, mostrou que existem 2.368 espécies diferentes de bactérias.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram as amostras do umbigo de 60 pessoas, sendo que 1.458 dessas bactérias não sem nem conhecidas pela ciência ate o momento! O mais interessante é que alguns desses micro-organismos eram de um local totalmente desconhecido pelo dono do umbigo. Por exemplo, uma das bactérias estudadas somente pode ser encontrada no solo do Japão (e o “proprietário” do umbigo nunca pisou em terras japonesas).

6 – Nós não enxergamos todas as cores existentes

Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Você sabia que as galinhas enxergam mais cores do que nós, humanos? Os pesquisadores mapearam cinco tipos de receptores de luz nos olhos de galinhas e descobriram que os receptores ficam dispostos em mosaicos entrelaçados, que maximizam a capacidade do animal para ver muitas cores em qualquer parte da retina.
Além desse fato, temos que lhe informar mais um: nós não conseguimos assimilar todas as belas cores do arco-íris, simplesmente porque nossos olhos não conseguem processar tamanha maravilha. Isso acontece devido ao fato de que os arco-íris são compostos de mais de 1 milhão de cores, muitas das quais os nossos olhos não conseguem perceber.

7 – Nós não temos o segredo da juventude, mas esta água-viva tem

Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
A Turritopsis nutricula pode viver para sempre, voltando a sua fase inicial de vida depois de se tornar sexualmente madura. Quem descobriu isso foi o biólogo marinho Christian Sommer, que observou o comportamento do organismo por algum tempo e constatou que ele se recusava a morrer.
Ele afirmou que a água-viva parecia se desenvolver no sentido inverso, ficando cada vez mais jovem até chegar a sua forma inicial de desenvolvimento, quando recomeçava o seu ciclo de vida novamente. “O Curioso Caso de Benjamin Button” versão água-viva! Mas, nesse caso, ela não morre jovem, e sim continua seu ciclo mais uma vez e mais uma e por aí vai…

8 – O Sol é apenas uma estrela em 300 sextilhões

Fonte da imagem: Shutterstock
Fonte da imagem: Shutterstock
Talvez você já saiba essa informação, mas o Sol, que é tão vital para a nossa sobrevivência, é apenas uma estrelinha que brilha entre os 300 sextilhões delas no nosso universo. Muita gente não gosta nem de pensar nessas descobertas, pois elas mostram o quanto pequeninos seres humanos são insignificantes neste “universão”.
Para dar mais um nó em nossa cabeça, essa nossa galáxia que habitamos pode ser apenas a sobra dos restos de outro universo, que surgiu a partir de um buraco negro de quatro dimensões. Além disso, poderia haver muito mais universos lá fora dentro de outros buracos negros. Maluco isso, não?

0 comentários:

Postar um comentário