terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Comidas que parecem saudáveis, mas não são



Existe uma lista de alimentos que enchemos a boca para falar (ou não) que comemos. Assim como também existe uma lista “desses” alimentos nos quais consideramos saudáveis e que saudável não tem nada… Confira cinco deles:

5. Sopa Pronta
Sopinha quente no friozinho ou senão quando ficamos com gripe é muito gostosa né!?, mas se você pensar, o  ‘pozinho’ têm gorduras, conservantes de sobra e muito sódio.
Segundo Lenycia Neri, diretora da Nutri4Life Consultoria em Nutrição: “A longo prazo, esse produtos podem causar problemas do coração, hipertensão e diversos tipos de câncer”.




4. Ketchup
Há quem acredite que, por ser feito a partir de tomates, o ketchup não faça tanto mal assim. Afinal, tomate é um vegetal, né? Absurdo? Em 1981, a Secretaria de Agricultura dos EUA não achava. O órgão propôs que as escolas públicas americanas cortassem gastos com vegetais de verdade e os substituíssem pelo ketchup, bem mais barato. Uma polêmica parecida aconteceu em 2011, mas dessa vez o protagonista era a massa de tomate das pizzas. Sim, queriam convencer o mundo de que a massa de tomate das pizzas era um vegetal.
Sim, o ketchup vem do tomate – e herdou da fruta algumas coisas boas, como o licopeno, um poderoso antioxidante. Mas, por outro lado, as receitas exageram no nível de açúcar e sal para padronizar o sabor e estender o tempo de validade do produto. E você já sabe: açúcar e sal, em excesso, não fazem bem.


3. Chocolate Diet
Basicamente, a lógica é que se o chocolate é diet, ele têm menos açúcar e menos calorias. Só que não que é bem assim.
Com a retirada de um dos ingredientes, outro pode aparecer em maior quantidade para que o alimento não perca o sabor. No chocolate diet, retira-se o açúcar, mas a quantidade de gordura é maior que no chocolate tradicional. No fim das contas, neste caso o diet acaba tendo um valor calórico maior que o do tradicional. Vantagem zero (exceto se você não puder consumir açúcar, é claro).
Com os alimentos light, a coisa não é muito diferente.


2. Sucos de frutas
Sabemos que frutas são saudáveis, mas sucos são muito mais fáceis de carregar e não estragam se você esquecer a caixinha fechada na despensa por semanas.
O problema está na quantidade de açúcar na receita. Não faz diferença se for néctar, suco de caixinha ou suco em pó onde todos podem ser ricos em açúcar, ter muitos conservantes e corantes e não ter todas as vitaminas encontradas na fruta. Aliás, até os sucos ditos ‘naturais’, ‘com 100% de fruta’ não são tão saudáveis assim, por exemplo, pode ter até duas colheres de açúcar para cada 200 mililitros. Nosso corpo não está adaptado para suportar doses altas de açúcar e sobrecarrega a produção de insulina, que gerencia o processamento de acúcar no organismo,tornando-se um diabético.


1. Barras de cereais
Existem barras de cereais saudáveis. Mas nem todas são. Os vilões você já conhece: o açúcar em excesso e a gordura saturada. Fica ainda pior quando você percebe que nem todas as barras têm fibras.
Da próxima vez, preste atenção nas informações nutricionais e na lista de ingredientes que estão na embalagem. Prefira sempre as barras com maior teor de fibras, menos gordura e mais frutas e grãos integrais.


Fonte base: Via Listverse

0 comentários:

Postar um comentário